Pages

  • RSS

terça-feira, 18 de maio de 2010

Impressões

Qualquer coisa que nos cause uma impressão é algo que fica, pra sempre, na memória. Tudo bem. Eu posso explicar melhor, mas como isso é algo que eu inventei e defini, não sei se ficará completamente esclarecido, tendo em vista o tanto de água que movem as pás dos meus moinhos, caro leitor, você não deve me censurar por aqui me desculpar, antecipadamente, pelas loucuras que vão ao meu pensamento, se eu o faço é para poupar-lhe paciência, coisa que em mim, geralmente falta muito. Mas vamos lá... Impressões são sentimentos inesperados, que surgem em determinada situação, e que você não consegue definir na hora sobre o que é ou porque sente, no entanto, será algo que você sempre lembrará. É comum que as pessoas confundam isso com “amor à primeira vista”, mas não é esse o caso. Na verdade as pessoas confundem muita coisa com amor, e se eu for ficar aqui escrevendo sobre isso, entro por outro tema e esqueço sobre do que vim escrever. E eu, realmente, gostaria de falar sobre as impressões.
É comum que isto de impressão esteja associado à imagem. “A primeira impressão é a que fica.” Não estou falando disso também. Essa urgência toda em definir alguém pela primeira impressão é uma coisa que todo mundo faz numa tentativa desesperada de conhecer o outro rápido. Todo mundo tem pressa e assuntos mais importantes pra resolver, conhecer leva tempo e tempo é dinheiro e eu preciso fazer muito, agora, já! E o desespero faz sua apresentação. Assim, permanece a historinha da primeira impressão ser a única e verdadeira. Vamos generalizar pra facilitar o entendimento das coisas, mas as pessoas esquecem que as coisas não são fáceis de entender e que ao menos que você ponha seus miolos lá por um tempo, nenhuma das suas questões serão resolvidas de maneira satisfatória.
Exemplificando: Eu lembro até hoje do que eu senti quando eu vi Freddie Mercury pela primeira vez. Eu tava na mesa com a minha mãe e tava passando o clipe da música “I Want Break Free”, eu estava prestes a mudar de canal quando minha mãe disse: “Deixa aí, a gente cantava essa música no meu curso de inglês”. Tinha alguma coisa na voz, um tom diferente, que fez com que eu quisesse assistir ao clipe também. Só que, eu pequena, achei a aparência do vídeo antiga, e pensava: “Cara, nada de bom, pode vim disso, isso é muito velho.” Até que Freddie Mercury entrou na sala, de sapato de salto fino, meia-calça preta, saia de couro, blusinha rosa e bigode e deu uma piscadinha pra mim. E eu: =O. Eu achei que aquele homem podia fazer qualquer coisa. Ele tava fantasiado de Dragg Queen de cabelinho Chanel, e, ainda assim, era um dos homens mais másculos que já tinha visto. Eu me lembro disso até hoje porque isso me causou uma impressão, agora deu pra entender?
Todo mundo tem impressões guardadas consigo mesmo, às vezes, por não ter de sobra o maldito tempo, esquecessem-se de compartilhar com os seus. E quantas coisas legais e interessantes deixam de conversar os amigos, os familiares, os namorados, os vizinhos... Algumas impressões são ruins. Mas acredito que essas precisam ser lembradas para que não possamos errar de novo. E elas precisam ficar lá ao lado das boas impressões, para que possamos saber quão boa as impressões boas o foram. E outras permanecem, ainda que não tenham acontecido recentemente. Mas permanecem porque foram fortes e porque você as mantêm sem nem saber por quê. Às vezes, essas impressões nos foram transmitidas por um olhar, às vezes, por um sorriso, ou às vezes pelo Freddie Mercury travestido. Às vezes é um toque, uma palavra, um cheiro, uma música, uma história contada de um jeito especial, ou uma mão no ombro quando você se desfaz em prantos, ou uma maneira especial de ficar parado em pé... E são dessas coisas que nós nos lembramos, que nos mantemos e que nos passam despercebidas na maioria das vezes.
As impressões nos sustentam, e na maioria das vezes, estamos muito apressados pela leitura superficial das coisas pra notar quando uma está acontecendo. Ainda que seja uma agora. Nesse exato momento.

14 comentários:

Harry Yazawa disse...

somado a isso vem aquela velha coisa de "as coisas simples são as mais valiosas" ou algo do genero. a gente tem tanta urgencia e pressa e fazer algo magnifico que esquece que as vezes a coisa mais simples pode ser a coisa que mais cativa.

Aninha Gomes disse...

Isso é a mais pura verdade.

Ryounai disse...

"Na verdade as pessoas confundem muita coisa com amor"

E issojá me ferrou lindamente diversas vezes xD

Sobre sua opinião a respeito da "primeira impressão é a que fica", concordo até. Mas ela não é permanente, né? BOa parte até é, mas dependendo de que tópico vc considere, essa primeira impressão pode mudar. Por exemplo e principalmente: amigos. Sua impressão deles é algo que provavelmente vai mudando com o tempo, não concorda?
<3

Ryounai disse...

Ah q vamos lá, eu misturei tudo. Mas é meio que isso aí, né? AISUEHIOUAWHEAWHEUI

Leitura superficial das coisas me lembra que é assim que 90% ads pessoas são hoje em dia: Desinteressadas. Nos outros, na vida, no conhecimento...
E me lembra outras coisas que me doem um pouco também, mas não é 便利 falar disso aquiAWEHq
E Freddie te seduziu com vigor, han? ramon-

Aninha Gomes disse...

Cássio. Você, definitivamente, me mata de rir. #rimuito

Danúbia disse...

PERFEITO!!!!

Amiga vc deveria escrever um livro...

Unknown disse...

As impressões,as famosas impressões...fiquei imaginando agora como seria o mundo se não existissem as danadas das impressões...e não consigo imaginá-lo sem tal coisa.Porque elas estão em tudo,a toda hora,faz parte do nosso ser...inconscientemente,nos utilizamos dela para diferenciar as coisas,diferenciar o que é "bonito",o que é "feio",serve de definição. Mas até que ponto isso nos traz algo de bom?
Amiga...vc me deixou cheia de reflexões..assim que eu organizar minha mente,posto outro comentário.

heheheheheheh

bju

A Princess On a Tangerine Tree disse...

clap clap clap (som de aplausos!) Anita! primeiro de tudo: como tu crescesse! e segundo de tudo: como tu escreves bem! E agora o terceiro de tudo: eu até imagino tua mãe falando na hora do clipe. Eu tenho ótimas impressões de vocês. Beijos da sua mais nova seguidora e antiguissima amiga.

Karolis disse...

Toda vez antes de eu chegar aki no teu blog, já tenho a impressão que vem algo de muito interessante pra a gente ler...
FaTO!
mais uma vez, muito bom aninha! :)
beijossss e adorei a nova formatação do layout
;)

O Maravilhoso Mundo das Palavras disse...

Muito interessante o post...Me fez refletir.
Assim que eu conseguir organizar as idéias eu te digo =P
Beijos =**

Unknown disse...

Muito interessante o post...Me fez refletir.
Quando organizar as idéias te aviso tá?!
Beijos =**

Tsunami disse...

Só lembrando ninha.... esse tempo só fui v teu recado hj :P ahuahauuahua... mais enfim

vou dizer uma coisa pequena :P... VAI SAIR QUANDO O LIVRO :P? huahauhauauh na moral, ta no nivel de livrozinho de alto ajuda encontrado em estantes de caixa de bompreço :P ahuahauhua... mais calma q vc vai chgar na livraria cultura :D ahuahau

da pra refletir um danado de coisa dae .... e eu fico pensando... essa minina ae é minha amiga msm? :P hauhauhua

bjaum ninha :D

Aninha Gomes disse...

Ahh... Preciso melhorar muito, então.

Anônimo disse...

Oi!
Cheguei aqui pq vc tweetou um link do meu blog.
Vejo q gostamos de escrever e sobre alumas coisas em comum hehehe.
Valeu. Bjo!

Postar um comentário